
Embora a inteligência artificial tenha estimulado os departamentos de marketing de fabricantes de smartphones como Apple e Samsung, ela não está gerando muito entusiasmo entre os usuários, de acordo com uma pesquisa divulgada na segunda-feira por um site de venda de eletrônicos usados.
A pesquisa da SellCell com mais de 2.000 usuários de iPhone e Samsung descobriu que 73% dos usuários de iPhone e 87% dos usuários de Samsung disseram que os recursos de IA em seus telefones agregaram pouco ou nenhum valor à experiência do smartphone.
A baixa opinião dos usuários sobre a IA em seus telefones reflete a confusão no mercado. “Embora as empresas estejam dizendo ‘agora com IA’ ou ‘IA incluída’, elas não estão dizendo aos usuários o que fazer com ela”, disse HP Newquist, diretor executivo do The Relayer Group, uma empresa de consultoria de negócios na cidade de Nova York.
“Eles estão dizendo aos usuários, agora você tem acesso à IA. Agora você pode usar IA”, disse ele à TechNewsWorld. “Eles estão apenas dizendo, aqui está. Você entendeu agora. E, francamente, essa não é uma razão convincente para usar a IA.”
“Estamos recebendo IA empurrada para nós, e acho que os consumidores estão completamente perplexos com isso”, observou ele.
“Estamos encontrando exatamente a mesma coisa na América corporativa”, continuou ele. “Eles estão sendo informados, você precisa usar IA generativa. Você precisa usar IA agente. Mas eles não estão sendo informados de como isso pode beneficiá-los especificamente. Até que isso fique claro tanto no nível do consumidor quanto do corporativo, você terá uma resposta bastante morna dos usuários iniciantes.”
IA não é bem compreendida
As preocupações com a privacidade podem estar diminuindo o entusiasmo sobre a IA entre os usuários do iPhone, afirmou Mark N. Vena, presidente e analista principal da SmartTech Research em Las Vegas. “Os usuários da Apple têm grandes expectativas de proteção de dados e ceticismo sobre se os recursos oferecem melhorias significativas além do que os concorrentes já oferecem”, disse ele à TechNewsWorld.
“A compatibilidade limitada, com recursos de IA provavelmente restritos a modelos mais recentes do iPhone, também pode alienar usuários de dispositivos mais antigos”, acrescentou.
No lado da Samsung, continuou Vena, o Galaxy AI carece de diferenciação de outras ofertas de IA baseadas em Android, o que pode reduzir a empolgação. “Os recursos da Samsung podem parecer incrementais em vez de inovadores.”
“Além disso, experiências de usuário inconsistentes com o software e a IA da Samsung em todos os dispositivos podem contribuir para um menor entusiasmo, em comparação com o ecossistema mais integrado da Apple”, disse ele.
Principais analistas revelam como a CX com tecnologia Al oferece resultados de negócios
Greg Sterling, cofundador da Near Media, uma empresa de pesquisa de mercado em San Francisco, afirmou que um dos problemas centrais com o Apple Intelligence é que ele não é bem explicado ou bem compreendido pelo público. “A Apple precisa fazer mais para educar as pessoas sobre quais são os recursos e quando eles estarão disponíveis”, disse ele à TechNewsWorld.
Tim Bajarin, presidente da Creative Strategies, uma empresa de consultoria de tecnologia em San Jose, Califórnia, concordou. “A integração da IA em smartphones é nova e não é bem compreendida pelo usuário médio”, disse ele à TechNewsWorld. “O Google e a Apple precisam fazer mais postagens semelhantes a tutoriais que mostrem aos usuários os novos recursos de IA e como usá-los.”
“A IA exige que você aprenda a solicitar, e não é fácil”, acrescentou Rob Enderle, presidente e analista principal do Enderle Group, uma empresa de serviços de consultoria em Bend, Oregon.
“Portanto, temos muito treinamento pela frente em relação aos usuários que sabem como usar essas coisas”, disse ele à TechNewsWorld. “Eu esperaria que a pesquisa fosse ruim tão cedo, simplesmente porque o Apple Intelligence não está disponível há muito tempo e as pessoas simplesmente não sabem como usá-lo ainda.”
Lançamento longo amortece a exuberância
Sterling acrescentou que os vários recursos agrupados sob a rubrica Apple Intelligence estão sendo lançados de forma incremental .